Verão e calor... Quais os cuidados que devemos ter?


Oi gentemmm... e o domingão, como vai? Vim aqui hoje para falar um pouco de cuidados. Eu não sei vocês, mas eu não sou muito fã de sol, porém, agora no verão, eu aproveito um pouco com a minha filha. Antes do ano novo, mesmo passando protetor solar, fui tomar banho de mar com minha filha e ainda queimei os ombros, por eu ter a pele muito branca, sempre me prejudico com o sol. Mas, têm pessoas que simplesmente amam o sol, o verão... o calor! E mesmo amando o protagonista do verão, devemos tomar alguns cuidados, pois o calor intenso pode trazer muitos problemas, e o principal é a desidratação, onde devemos tomar água e líquidos para manter nosso corpo bem hidratado!

Com menos água no corpo, o sangue tende a adquirir uma consistência mais viscosa, o que pode aumentar o risco de problemas circulatórios. Para prevenir outros problemas que podem surgir ou serem agravados com as altas temperaturas e desidratação do corpo, alguns hábitos e cuidados podem ajudar a proteger a saúde durante esta estação e a aliviar o desconforto comum nos dias quentes. 

Veja algumas dicas que recomendo, de mãe e nutricionista que sou:

  1. Mantenha as cortinas fechadas nas horas mais quentes do dia para diminuir a entrada de calor solar. 
  2. Nos locais em que há a entrada de raios solares por um longo período, utilize o blecaute para ajudar no isolamento térmico.
  3. Prefira lâmpadas com uma potência menor da utilizada geralmente, pois elas geram menos calor.
  4. Coma mais frutas, inclua-as também nas saladas.
  5. Utilize maquiagens que possuam filtro solar em sua fórmula e, lembre-se: quanto menos camadas de produtos sobre a pele durante o calor, melhor.
  6. Hidratantes feitos à base de gel ou espuma devem ganhar a preferência no lugar de cremes espessos e óleos.
  7. De vez em quando, substitua o arroz e o feijão, por carboidratos que possam ser consumidos frios, como por exemplo, salada de grãos.
  8. Esteja consciente de que cerveja e refrigerante não devem substituir a água.
  9. Habitue-se a beber diversas vezes ao dia, não espere sempre sentir sede para ingerir o líquido. 
  10. Quer tomar drinques? Prefira os que têm frutas! Depois farei um post sobre drinques do verão.


 


Comentários