Organizando a geladeira



Ontem dei uma geral em minha geladeira e aproveitei para postar hoje sobre os cuidados com sua geladeira. No dia a dia, acabamos esquecendo de detalhes, que podem acabar prejudicando nossa saúde, ou mesmo apenas causando mal cheiro dentro da geladeira, o que não é nada agradável!! Uma geladeira bem organizada, influencia diretamente na praticidade do dia a dia, e na facilidade de encontrar os alimentos que for utilizar e ainda ajuda muito na hora de mantê-la limpa. Pesquisas dizem que uma geladeira organizada evita até desperdícios.

Quando abrimos a geladeira, ou quando compramos uma geladeira, sequer paramos para prestar atenção nos seus compartimentos. Já temos um pré conhecimento de onde fica o que. Para começar sua organização, é preciso que você saiba o porque de cada gaveta, de cada espaço, isso faz com que você aproveite melhor de todos os detalhes.


Listei cinco pontos importantes para ajudar na organização da sua geladeira!



1. Alimentos que precisam de cuidados especiais

Proteínas como carnes e peixes são os itens que requerem maior atenção para serem refrigerados. Eles não podem ficar muito tempo guardados, pois correm um risco maior de deterioração! O ideal é sempre deixá-los em potes bem vedados, para não soltar cheiro, e de preferência isolados em uma gaveta! Afinal, ninguém quer abrir a geladeira e sentir aquele cheiro de peixe… Proteínas como carnes e peixes são os itens que requerem maior atenção para serem refrigerados. Recomenda-se que sejam consumidos em até dois dias. Para as carnes embaladas devemos sempre obedecer ao prazo de validade descrito na embalagem.
2. Cada alimento tem seu lugar

As geladeiras atuais têm um processo de refrigeração uniforme, ou seja, teoricamente você não terá uma parte mais gelada que a outra. Alimentos que precisam de muita refrigeração, caso sua geladeira seja mais antiga e tenha a parte de cima ou de baixo mais gelada, o ideal é colocar o queijo, iogurte, leite, frios e etc, nesta parte. Nas partes menos refrigeradas, coloque as sobras do almoço, alimentos que estiverem em processo de descongelamento, sucos, bolos, etc. Dica: nunca descongele um alimento fora da geladeira. A forma correta é deixar de um dia para o outro dentro da geladeira.

– Gavetas pequenas: de preferências as frutas devem ser colocadas neste espaço. Elas só deverão ser lavadas no momento de serem consumidas.

– Gavetão: as verduras devem ser guardadas de preferência em embalagens plásticas e novas, não as que você trouxe do supermercado, pois podem ter se sujado durante o deslocamento para sua casa. Tenha sempre em casa sacos plásticos, que podem ser adquiridos facilmente em lojas de embalagens ou em supermercados

– Os ovos devem ser armazenados preferencialmente em uma vasilha dentro da geladeira, não na porta, pois eles não sofrerão com a trepidação e alteração de temperatura da porta.

3. Potes funcionais são grandes aliados

Para deixar os alimentos mais visíveis e, consequentemente, evitar desperdícios, aposte em recipientes transparentes, eles são melhores para acondicionar itens perecíveis e facilitam a rotina caso haja a necessidade levar algo ao micro-ondas. 

4. Ervas e hortaliças têm seu próprio modo de armazenamento

Muita gente imagina que armazenar ervas e hortaliças em saquinhos é uma prática errada. Mas os sacos são, na verdade, um meio eficiente de proteger esse tipo de alimento. O ideal é lavar o alimento e secar bem, voltar ao saco e colocá-lo na geladeira.

5. Fazer a limpeza periódica é essencial

A limpeza completa da geladeira pode ser feita apenas uma vez por mês, mas é importante fazer a manutenção da higiene semanalmente passando um pano umedecido com vinagre de álcool para eliminar odores e desinfetar. Já para a limpeza mais pesada segue um passo a passo:

– Depois que o freezer e a geladeira estiverem vazios, passe uma esponja macia com detergente neutro por toda a parte interna. Retire as gavetas e prateleiras e faça o mesmo procedimento. Com um pano úmido, retire todo o excesso de sabão. Enxágue o pano e passe-o novamente, tirando o sabão por completo.

– Não use esponja de aço e produtos abrasivos, eles podem danificar seu refrigerador de maneira permanente.

– Faça uma mistura de bicarbonato com vinagre de álcool (uma colher de sopa para 100 ml de vinagre de álcool) e passe por toda a geladeira. Essa mistura tem efeito antibactericida.

– Finalize passando um pano seco macio.


Fabrícia Mesquita
Nutricionista


Comentários