Psicopatas... cuidado!



Ao contrário do que gostaríamos, entramos em contato com pessoas de comportamento típico de psicopatas diversas vezes na vida. Como assim? É quem nem todos os psicopatas, felizmente, são assassinos frios e calculistas. Eles podem ser executivos, empresários, advogados, médicos, jornalistas, policiais... São pessoas que usam da frieza, dissimulação e manipulação para atingir seus objetivos. E, com isso, nos fazem sentir muito frustrados, e até culpados. Os traços-chave que os psicopatas têm em comum incluem:

  1. Um desrespeito pelas leis e costumes sociais;
  2. Um desrespeito pelos direitos dos outros;
  3. A falta de remorso ou culpa;
  4. Uma tendência para mostrar comportamento violento;



Coisas que psicopatas falam

(Identifique algumas frases utilizadas por psicopatas)


#1 – “Você desconfia de tudo”
Todos nós temos momentos de desconfiança, no qual hesitamos antes de agir ou dar uma opinião. E às vezes estamos certos em agir assim. Mas, se você está desconfiada de alguém com comportamento psicótico, ele vai fazer de tudo para te desarmar. Psicopatas reconhecidamente são habilidosos em desarmar suspeitas e intuições sobre seu comportamento. Eles então passam a te acusar de ser muito desconfiado e então utilizam a sua irritação em benefício próprio.

#2 – “Eu não gosto de drama”
Na verdade, o mundo dos psicopatas é uma montanha-russa de dramas, e eles adoram isso – desde que eles estejam no comando. Para despistar este gosto por dramas, eles vivem dizendo que odeia este tipo de atitude e faz você se sentir mais fraco quando “baixa a guarda”.

#3 – “Você é muito sensível”
Quem já trabalhou com ou para um psicopata sabe que ele adora este tipo de manobra: nos levam ao limite do colapso nervoso, e quando caímos no choro ou temos um acesso de raiva, nos acusam de não saber lidar com a pressão ou com nossos próprios sentimentos. Desta forma, eles tentam exercer pleno controle sobre nosso comportamento e atitudes.
PUBLICIDADE


#4 – “Você entendeu tudo errado”
Eles fazem isso com frequência. Provocam um certo tipo de reação sua (em geral negativa), e então se colocam como vítimas, deixando você no papel de desequilibrado ou louco.


#5 – “Você está com ciúmes/louco/apaixonado por mim”
Quando as coisas começam a desmoronar e um psicopata sente que está perdendo o controle sobre você, é comum que eles utilizem jogos de palavras (às vezes com gritos ou xingamentos) para provocar sentimentos de culpa em você e assim confundir sua decisão e te manter próximo a ele. No mudo do psicopata, apenas ele é normal, e as outras pessoas é que são loucas, ciumentas ou muito apaixonadas por ele.




Comentários