Aromaterapia e seus benefícios




Você sabe o que é aromaterapia? Algumas pessoas fazem somente a ligação com o cheiro, mas vou mostrar a vocês aqui, alguns aspectos bem interessantes da aromaterapia para a sua saúde.

Então, a aromaterapia trata-se de um ramo, dentro da fitoterapia que trabalha com tratamentos, que se fundamenta no uso de aromas diversos e seus respectivos efeitos sobre a saúde para cada indivíduo. São utilizados para a aromaterapia os óleos essenciais de plantas, conseguidos de determinadas plantas chamadas aromáticas. Podem ser aplicados de forma pura e isolada ou combinadamente, em mistura a outros aromas, para benefícios específicos.


________   Óleos essenciais   ________

Trata-se de substâncias altamente concentradas, que são voláteis. Seus princípios ativos – ou efeitos – podem variar, de acordo com a composição química de cada óleo. Nos óleos essenciais, há variação de cada uma de suas características, ou seja, cada óleo tem seu aroma, sua densidade e sua cor. 



_____  Como podemos aplicar óleos essenciais na aromaterapia?   _____

Os chamados veículos – ou seja, meios que promovem a absorção pelo corpo – são diversificados: loções, géis, cremes para serem aplicados sobre a pele ou até mesmo puros, podendo ser inalados. Podem ainda ser vaporizados sobre áreas específicas; aquecidos, para liberar o aroma em ambientes; e até mesmo em banhos, misturados à água. 



________   Funcionamento da aromaterapia   ________

Os aromas envolvidos são muito agradáveis, agem imediatamente e diretamente no sistema nervoso central, o que leva o organismo a produzir mais ou inibir determinados hormônios, mediadores químicos orgânicos, ou secreções, que acabam por resultar em modificações da saúde.



_____   Que tipo de efeitos pode provocar a aromaterapia?   _____

A aromaterapia, sem sombra de dúvidas, pode chegar a resultar em grandes efeitos mentais, emocionais e até mesmo físicos. Altera a pressão sanguínea, o humor, a respiração, a frequência cardíaca, ajuda na concentração, entre muitos outros. Como é uma estimulação natural ao toque e ao olfato, é muito eficaz no combate ao estresse, a ferimentos, à insônia, à tensão pré-menstrual etc.



________   Há riscos para a aromaterapia?   _________

Sim, como vimos anteriormente, como a aromaterapia pode provocar uma série de interferências orgânicas, é imprescindível que se recorra a profissionais especializados, tanto para prescrever as essências e combinações, quanto para orientar a aplicação e posologia. Dessa forma, os benefícios serão imensos!











Comentários