Chega de dúvidas: etiqueta à mesa!



Boa noite genteeemmm! Como está chegando perto de minha Bodas de Papel e estou pensando em algumas coisinhas para esta comemoração, resolvi fazer uma postagem sobre etiqueta à mesa, um assunto que sempre gera pequenas dúvidas para algumas pessoas, dúvidas como servir, quais talheres usar, quais comportamentos são considerados rudes? Vamos lá então!

Todo evento mais formal, como um casamento, uma premiação ou mesmo um jantar profissional, pede atenção às regras de etiqueta à mesa. 


Regras de etiqueta à mesa

Pode-se considerar a etiqueta à mesa mais do que apenas um conjunto de regras estabelecidas. Os bons modos à mesa mostram a sua preocupação com convidados e quem mais partilha do momento com você, além de impor uma presença muito mais elegante e respeitável. No âmbito profissional, em encontros, reuniões ou mesmo premiações importantes, a etiqueta à mesa demonstra o seu interesse, respeito e profissionalismo.

Há duas formas mais tradicionais de etiqueta à mesa: o modo europeu e o modo americano, ambos usados em jantares ou almoços formais. Apesar de parecer ultrapassada, a etiqueta à mesa nunca sai de moda! Mostrarei abaixo mais detalhes dessas duas formas.


Etiqueta à mesa americana

A etiqueta à mesa americana é a mais comum e também mais moderna. Usa-se o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa no prato, sempre na parte superior e com as serras voltadas para dentro. Quando se necessita do uso da faca, troca-se as mãos: o garfo é usado com a mão esquerda e a faca passa a ser usada com a mão direita; ao final, tudo volta à posição inicial: faca em descanso no canto superior e o garfo na mão direita. O apoio do garfo pode ser feito tanto do lado direito, quanto do lado esquerdo – isso depende apenas de o convidado ser destro ou canhoto. Os dentes podem ficar virados para cima. Nunca se usa a faca como suporte para “empurrar” a comida para o garfo.


Etiqueta à mesa europeia

A etiqueta à mesa que segue o estilo europeu é mais formal e tradicional. Esse estilo emprega o uso constante do garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. O garfo é usado sempre com os dentes voltados para baixo, a menos que essa forma seja impossível pelo formado ou textura do alimento. Pode-se usar a faca como suporte de apoio para levar a comida ao garfo, mas apenas na parte traseira do talher. Na hora de descansar os dois talheres, o garfo deverá ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito do prato.


Regras gerais de etiqueta à mesa

Independente do estilo de serviço, algumas regras de etiqueta à mesa são universais. Vejam algumas dicas abaixo:

  • Toda refeição começa com a utilização dos talheres no sentido de fora para dentro da sua disposição.
  • Depois do início da refeição, nunca volte os talheres para a mesa – sempre apoie-os no prato.
  • Apoie os talheres na hora de gesticular.
  • Talheres alinhados lado a lado emitem a mensagem de satisfação ao garçom. De preferência, coloque o garfo abaixo ou ao lado esquerdo da faca.
  • Todos os talheres devem permanecer na mesa, mesmo que não usados.
  • As facas são exclusivas das carnes vermelhas e aves. Os peixes têm uma faca especial, que apenas ajuda a “limpar” o peixe de espinhas e peles. O restante da refeição (legumes e omeletes, por exemplo) deve ser cortada com o auxílio de um garfo. Massas e saladas nunca são cortadas e sim enroladas ou dobradas.

A etiqueta à mesa não tem segredos: na dúvida, basta prezar pela elegância e discrição. Apesar de em nossos dias a etiqueta à mesa estar presente apenas em eventos formais, a prática e o treino tornam os movimentos naturais. Espero que tenham gostado e depois mostrarei mais sobre etiqueta à mesa! Beijos e boa noite a todos! ;)

°•.. °•. Bon Appétit ! .•° ..•°

Comentários