Proibindo os andadores



Quem tem seus bebês e possuem andador, vejam só o perigo que ele pode causar!! A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) está com nova ação por todo o país para banir o uso de andadores para bebês. O presidente da SBP Eduardo Vaz, por meio de carta divulgada no portal, conclama os pediatras brasileiros a se engajarem na campanha pela proibição de vendas de andadores no Brasil.

Ele orienta para os especialistas, se possível, a partir do período neonatal enfatizar aos pais e familiares a contraindicação do andador ou mesmo após o nascimento do bebê, além de notificar acidentes. De acordo com a SBP, o equipamento traz prejuízos para a criança em relação ao desenvolvimento da marcha, além de sérios riscos à segurança como possíveis traumatismos (inclusive letais), intoxicações, afogamentos e queimaduras.



Em 2009, após a morte de um bebê ocasionada pelo uso do andador, o pediatra Rui Wolf acionou o Ministério Público que interditou a sua utilização em creches, escolas e hospitais. O médico declarou à SBP que o equipamento não oferece nenhum benefício às crianças. "O mais grave é o risco de acidente, pois ela cai e não tem como levar as mãos à frente para se defender, a cabeça acaba sendo um “para-choque”. É pior do que a motocicleta", alerta.

Wolf acrescenta ainda que, a criança pode aprender a caminhar errado e ter outros malefícios em relação à postura, por exemplo. "A campanha busca conscientizar a população e abolir a comercialização do aparelho, cuja venda é um absurdo. Os pediatras precisam conversar sobre esse assunto com os pais."

A pediatra Cláudia Lima Fonseca também notificou a SBP sobre uma queda de um bebê decorrente do uso do andador. "O bebê teve traumatismo craniano grave e ficou alguns dias em coma. Quase chegou ao óbito, mas sobreviveu sem sequela física." Mamães, mamães! Vamos ficar em alerta ok?! 


 ø„¸¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨ ø„¸¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨ ø„¸¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨¸„ø¤º°¨


Comentários