Pistache, quem gosta?



O pistache ou pistáchio, tanto a árvore quanto o fruto seco verde possuem essa denominação. É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 metros de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dióicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria e Israel e Palestina), de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia.

Viajei em janeiro para a Turquia, e lá só o que vi foram alimentos relacionados com o pistache! Os doces... hmmmm.. são deliciosos! Não tem como comer um só! Um que amei de paixão foi o Bulbul Yuvas (que mostrarei na foto abaixo). Os grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou frescos.

Foto que bati na Feira de Especiarias


Também é famoso o sorvete de pistache, de coloração verde. É utilizado em doces como a baklava e frios como mortadela. Habitantes do meio-oeste americano fazem salada de pistache, que inclui pistaches frescos, ou pudim de pistache, conservas de frutas e, por vezes, queijo cottage ou marshmallow.

Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto. Tudo de bom hein?! É claro que trouxe chocolates com pistache da Turquia! rs... 



 。・°・☆() ☆・°・。 。・°・☆() ☆・°・。 。・°・☆() ☆・°・。


Comentários

Postar um comentário