Viagem a Colômbia - Bogotá



Olá pessoal! Mais um post de viagem! Irei falar um pouquinho dos 5 dias que passei em Bogotá/Colômbia em Abril deste ano! Não "turistei" muito, mas o pouco que vi, me encantou! Foi uma viagem rápida e fui com minha mãe e minha irmã, as quais adoraram também! Bati pouquíssimas fotos (!) :( Esqueci de levar a máquina fotográfica e utilizei somente a do meu iPhone. Me encontrei com elas em São Paulo, mas quem foi me deixar no aeroporto, foi o meu amorzãããooo! Cinco dias sem ele, é o fiiiim! Rs...

Me encontrando com Priscilla (irmã), Jane (mãe) e uma amiga Priscilla também! Rs..

Já tinham me falado que Bogotá era muito boa, mas me surpreendi, lá é MARAVILHOSO e é impossível apreciar tudo o que a cidade tem a oferecer em uma só viagem. Localizada sobre uma extensa planície a 2600 metros sobre o nível do mar, é uma cidade de sete milhões de pessoas provenientes de todas as regiões da Colômbia, tão diversa como o país inteiro. Bogotá é uma cidade sempre nova, disposta e gentil, que fica na memória e no coração de quem tem a oportunidade da visitar. Lá fez um friozinho razoável (8°C), mas na serra chegou a -2°C. Oh Gosh!



Ficamos no Hotel Parque 97 (adorei!) e gostei mesmo foi de ter ficado no quarto sozinha, com uma cama e minha baguncinha.. kkkkkkk. Passamos o dia praticamente viajando, portanto, quando chegamos nem descansamos, fomos direto para o restaurante do hotel. Salientando que a comida estava estupidamente deliciosa. Vejam na foto acima o prato que pedi (Ravioli de salmão defumado com camarões). Hmmm...

HOTEL PARQUE 97
Calle 97 No.19-15 Bogotá, D.C. 
Telefone: 691 6460

Hernandiño, um anjo lindo que nos acompanhou em todos os lugares da viagem, com tamanho carinho e atenção!
Comece o dia visitando um dos vários museus existentes na capital colombiana. O Museo del Oro é um dos mais famosos e modernos. Abriga em seu acervo diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas. Recomendo fazer as visitas guiadas gratuitas que ocorrem de terça a sábado em inglês ou espanhol. O funcionamento é de terça a sábado de 9am a 6pm, e domingos e feriados de 10am a 4 pm. A entrada custa $3.000 pesos colombianos (pouco menos de R$ 3). Aos domingos a entrada é gratuita, mas, em compensação, não há visitas guiadas. Depois siga para o Museu da Esmeraldaque fica no 23º andar do Edifício Avianca, a poucos passos do Museo del Oro (Calle 16 No. 6 – 66, Edificio Avianca Piso 23, Tel: 57 1 286 42 68). As esmeraldas colombianas são as mais famosas do mundo por conta de sua pureza. O destaque do museu fica por conta do túnel de cerca de 27 metros que simula uma mina de extração de esmeraldas, onde o guia dá explicações sobre o trabalho dos mineiros e a exploração das pedras. A coleção de joias em exposição e a linda vista da cidade (o prédio é um dos mais altos do bairro da Candelária) são de tirar o fôlego. 

Na hora do almoço, a sugestão fica por conta dos restaurantes Dos Gatos y Simone e Crepe & Waffles. O primeiro é pequeno, gostoso e tem ótimo custo-benefício. O cardápio tem forte influência da culinária mexicana. (End: Carrera Tercera n.º 16 A – 12, Candelária, em frente à Plaza de los Periodistas. Tel: 57 1 281 7095). Já o Crepe & Waffles é uma franquia colombiana com lojas em todo país. Na loja da Calle Baloco Edificio Piñeres L-01, o andar superior funciona como sorveteria e no térreo tem um restaurante. Depois explore o Bairro da Candelária. Caminhe pela Plaza de Bolívar, admire a Catedral de Bogotá, o Palácio da Justiça e o Capitólio, e siga pelas ruelas da cidade, observando os balcões coloniais. A dica é fazer a caminhada guiada gratuita, com saída às 10h e 14h da Plaza de Bolívar. 

Cerro Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá. Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação religiosa. Aproveite o começo da manhã para visitar o local, quando as filas do funicular ainda são pequenas. Só faça o passeio se estiver um dia bonito, com boa visibilidade. O ingresso do funicular custa $14.400 pesos colombianos, cerca de R$ 13, ida e volta. Pegue um táxi e vá até o Museo Botero, outro museu imperdível no bairro da Candelária. Fernando Botero é o pintor e escultor mais famoso da Colômbia e talvez da América Latina. As formas arredondadas são seu traço característico.   A entrada é gratuita. O funcionamento é de segunda a sábado de 9am a 7pm, e domingo e feriados de 10am a 5pm. Para uma refeição rápida, há uma cafeteria Juan Valdez e um restaurante no Museu de Arte del Banco de la Republica, ao lado do Museu Botero. Se aguentar visitar mais um museu, vá à Casa de Moneda, onde é possível ver as primeiras moedas cunhadas em ouro na América. Outras opções são passear pelo Parque de la 93, fazer compras no shopping El Retiro ou Centro Comercial Andino, e caminhar pela Carrera Septima no centro de Bogotá, entre a praça Bolivar e a calle 26 N, onde às sextas-feiras, a partir das 18h, a rua é fechada para pedestres e acontecem apresentações culturais. 


Visitando o restaurante de um amigo nosso "La cocina de JH"
Indo ao concerto do CEG
Em Bogotá existem dezenas de quilômetros de ciclovias. Se gostar de pedalar, aproveite o domingo para conhecer a cidade sobre duas rodas, quando várias pistas são fechadas para os carros, ficando reservadas ao ciclistas e pedestres. Não deixe de passear em Usaquén, bairro com estilo colonial e excelentes opções gastronômicas. Se for domingo, as feiras tomam conta das ruas e o bairro ganha mais vida. Escolha um bom restaurante para provar as delícias típicas colombianas e depois sente em um pub para experimentar a cerveja local. O clássico é o Bogotá Beer CompanyO Mirador de La Calera oferece uma linda vista de Bogotá. De lá é possível observar com clareza o traçado da cidade. Depois reserve um bom tempo para caminhar na Zona Rosa (entre as calles 79 e 85 e carreras 11 e 15), região que concentra vários shoppings, como o Centro Comercial Andino e o El Retiro, diversas lojas de grifes internacionais, além de vários bares, restaurantes e hotéis de luxo.

Existem vários outros lindos lugares para ir em Bogotá, como por exemplo, o artesanato colombianoA base dos produtos artesanais Colombianos é uma quantidade inumerável de produtos naturais que oferece esta terra e que se encontram ao alcance da mão: argila, bambu, couro, fibras, fique, lã, madeira, tagua, totumo, metais preciosos, etc. E como não tomar o café colombiano né? É diferenciado! Rs.. O café é a terceira bebida mais consumida no mundo depois da água e do chá. O efeito de duas xícaras grandes de café tomadas de manhã pode durar todo o dia. Uma xícara de café depois do almoço ajuda a combater sonolência e a melhorar a atividade mental.



Gostei muito da gastronomia bogotana!!! Além dos restaurantes que oferecem comida típica, é possível encontrar em Bogotá uma ampla oferta. É possível encontrar restaurantes de comida típica, internacional e especializada em diferentes lugares da cidade. Os principais setores de restaurantes internacionais são Usaquén, a Zona G, La Candelaria e o Centro Internacional. Dentro dos pratos típicos bogotanos destacam-se o ajiaco santafereño, que é uma sopa preparada com frango, batata de diferentes variedades, milho e guascas (uma especiaria), usualmente adicionam-se creme de leite e alcaparras e é acompanhada de abacate e um delicioso creme de curaba. Também é muito tradicional consumir tamal com chocolate. O tamal colombiano é uma pasta de massa com carne ou frango, grão-de-bico, cenoura e temperos, envolvido em folhas de plátano e cozido ao vapor. As principais sobremesas típicas da cidade são as brevas com arequipe, morango com creme, sobremesa de natas e coagulada com melão. 

O canelazo é uma bebida do Altiplano Cundiboyacense que se prepara com água de panela, aguardente e canela, e se consome quente. Provei e aprovei! Como estava MUITO frio, fomos tomar um canelazo para esquentar, depois disso, todos ficaram muitoooo alegres! rs... (a simples jaquetinha jeans que eu estava usando, não deu conta. Eu literalmente fiquei batendo o queixo!). Noite boa e de muitos risos! Vejam as fotos abaixo! O último dia foi de compras, muitas compras! Lá o couro é muito barato, portanto, fizemos a festa! 


Quem tiver a oportunidade, conheça Bogotá, é shoooow de bola!


。・°・☆() ☆・°・。。・°・☆() ☆・°・。。・°・☆() ☆・°・。。・°・☆() ☆・°・。




Comentários