Gastronomia potiguar



Onde apreciar a melhor gastronomia de Natal? Deixa comigo que te falo! Aqui vai algumas dicas de quem contempla e saboreia com muita paixão a gastronomia. Poucos turistas que visitam Natal, no Rio Grande do Norte, deixam de provar um prato de camarão. No estado que é o maior produtor do crustáceo do Brasil, as porções são generosas, apresentam camarões graúdos, e têm bom custo/benefício. Por isso, a cidade é o lugar certo para fartar-se do crustáceo –curiosamente, a palavra “potiguar” significa “comer camarão” em tupi.

Não é chegado em camarão? Não precisa mudar o destino das férias. A culinária regional inclui pratos para todos os gostos. A paçoca de pilão, por exemplo, que mistura carne, farinha e manteiga de garrafa, é uma das delícias locais. Outro prato muito apreciado pelos potiguares é o caranguejo, preparado de diversas formas: pode ser simples, na água e no sal, ou cozido em algum tipo de molho. Tem também carneiro, cabrito, galinha caipira... geralmente servidos com vários acompanhamentos tradicionais, como o cremoso arroz de leite ou o feijão-verde. As porções generosas são ideais após um dia com muitas praias e passeios.

Quando você já estiver cansado da gastronomia local, não faltarão restaurantes de outras especialidades. Você poderá recorrer, por exemplo, ao variado (e charmoso) Manary ou ao italiano Piazzale Itália, ambos na Ponta Negra. Quer ousar? Faça uma reserva no O Bule, restaurante de cozinha contemporânea, estrelado pelo Guia Quatro Rodas. Apenas 12 pessoas, por noite, degustam seu menu de sete pratos, com textura e sabores inusitados. Em Natal, só fica na monotonia gastronômica quem quiser. Vejam abaixo os bons restaurantes escolhidos da capital potiguar.





1. Paçoca, prato a base de carne batida no pilão com farinha de mandioca, acompanha arroz, feijão verde e macaxeira ou mandioca, servido no Âncora Caipira.

2. Camarão do chef, feito à milanesa e servido sobre arroz cremoso de manjericão, gratinado com molho de tomate, orégano e queijo mussarela, servido no restaurante Camarões. A casa é muito frequentada por turistas e é famosa por seus pratos bem servidos.

3. Frutos do mar ao azeite de ervas, servido no restaurante Camarões Potiguar. Tem matriz em Ponta Negra e uma filial no Shopping Midway Mall.

4. Consomê e coxinha de frango com espuma de amêndoas e pétalas de rosa, restaurante O Bule. A cozinha contemporânea da chef Sônia Benevides é para poucos: apenas 12 pessoas são servidas na casa por noite

5. Carne de sol servida no restaurante Tábua de Carne. A matriz, no bairro Capim Macio, trabalha com rodízio, além dos pratos do cardápio. Na filial, na Via Costeira, há apenas serviço a la carte.

6. Carne de Sol feita na nata, prato servido no restaurante Paçoca de Pilão. O restaurante, estrelado pelo Guia Quatro Rodas 2012, prepara a carne no pilão manualmente, com manteiga de garrafa, farinha e cebola roxa. A mistura vai depois para a panela e é servida com vários acompanhamentos: feijão-verde, macaxeira, banana e arroz de leite.

7. Tapioca de brigadeiro com morango da Casa de Taipa. A tapiocaria oferece 40 sabores da iguaria, além de servir cuscuz.

8. Restaurante Toca do Caranguejo. A melhor pedida do cardápio é o caranguejo cozido em molho à base de tomate, leite de coco e coentro.

9. O buffet do restaurante Mangai, tem pelo menos 120 receitas, a maioria delas regional. Nos fins de semana, chegue cedo - apesar do salão ser grande, ele costuma lotar.

10. A feijoada do restaurante Manary, faz sucesso aos sábados. A casa serve comida variada, mas o ponto forte são os pescados e frutos do mar. Tem ambiente intimista, próximo à praia de Ponta Negra.

11. O Piazzale Itália é um dos melhores restaurantes da categoria em Natal. Serve massas, carnes, peixes e pizzas. A matriz fica na Ponta Negra e a filial fica no Shopping Midway Mall.

Boa Lembrança

҉‿➹⁀☆҉ ҉‿➹⁀☆҉ ҉‿➹⁀☆҉ ҉‿➹⁀☆҉ ҉‿➹⁀☆҉ ҉‿➹⁀☆҉


Comentários