Dieta da TPM


"Considerando que uma mulher menstrua todos os meses por mais de 30 anos, pode-se dizer que ela vai ter a síndrome da tensão pré-menstrual por mais de 5.000 dias de sua vida. E com eles vêm um pacote de sintomas, como: mau humor, depressão, dor de cabeça e compulsão por doces.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que 90% das mulheres têm TPM, sendo que 5% a 10% apresentam sinais bastante acentuados. Especialistas afirmam que a síndrome pode apresentar mais de 150 sintomas com intensidades variáveis conforme o metabolismo de cada pessoa, aliados a mudanças hormonais e até emocionais. Para não ser presa fácil da TPM fiquem atentas ao que comem, evitando principalmente gordura, sal e açúcar. Que tal largar a barra de chocolate, soltar o pote de sorvete e deixar essa TPM mais saudável agora mesmo?

Hidratação é a palavra-chave quando o assunto é TPM. Tomar água previne retenção de líquidos e auxilia na eliminação das toxinas, diminuindo o inchaço. Além disso, alguns alimentos ricos em magnésio, como verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar e outros também podem ajudar. O magnésio é um mineral muito importante, pois reduz a ansiedade, irritabilidade e retenção de líquidos. As oleaginosas, como nozes e castanhas são ricas em ômega 3 e 6, são também antiinflamatórias, auxiliando na melhora do humor e regularizando o desequilíbrio hormonal. 

Figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, devem fazer parte da dieta especialmente nos dias que precedem e também durante a menstruação. Os alimentos derivados do leite também são ótimos para aqueles dias. O interessante é consumir fontes de cálcio, sem lactose e derivados (iogurte naturais, queijo branco, coalhada), no mínimo 3 vezes por dia. A soja também é grande aliada no combate à TPM.

Diminua o sal. O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos no corpo. Isso deve ser seguido em toda a alimentação durante toda a vida. Excesso de sal não faz bem nem para quem não tem TPM! Fica a dica! Chá preto ou mate, café e refrigerantes devem ser eliminados do cardápio. São ricos em xantinas, que são substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor.

A dieta para amenizar os efeitos da TPM acaba "caindo" em uma alimentação rica em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Coma de forma saudável! Faz bem para o corpo e para a mente! Palavra de nutricionista! ;)) Rs.."

· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·


Comentários