Quem canta seus males espanta


Quem canta seus males espanta!!! Será verdade mesmo?! Pelos menos para mim funciona direitinho! Nada melhor que tirar o estresse escutando música e cantando muitoooooo.

É claro que as primeiras manifestações musicais não deixaram vestígios sonoros, por isso não podemos saber exatamente quando nasceu a música ou mesmo quando o ser humano começou a usar sua voz para produzir melodia. Entretanto, há registros rupestres de que o homem das cavernas já produzia alguma música que, quando associada à dança,servia para reverenciar os deuses, ganhando assim um sentido religioso.

As vitórias na guerra, o bom resultado na caça, as descobertas e os nascimentos eram celebrados com as mãos e os pés batendo ritmadamente, criando algo parecido com música, capaz de agradar aos deuses, a quem se devia agradecer para garantir a continuidade das benesses. Com o tempo surgiram madeiras trabalhadas sobre as quais se batia para obter o ritmo, dando origem aos instrumentos musicais, ao mesmo tempo que surgiam locais ritualísticos ­ os primeiros templos. Desde o começo, o som esteve ligado a um resultado já obtido, e nesse caso seria para agradecer, ou a um resultado desejado, quando então a música ajudava a alcançar algo. Portanto, parece que a música acompanhou a evolução do ser humano em função de suas necessidades e desejos.

Mas, indiscutivelmente, foram os gregos que criaram as bases da cultura musical no Ocidente. A começar pela própria palavra “música”, que deriva de mousiké, que significa “a arte das musas”, que eram as nove deusas responsáveis por inspirar a criatividade dos homens. Quando cantava, um grego estava estabelecendo uma comunicação com o divino, tornando-se, ele mesmo, um semideus.Assim sendo, seu canto servia para alcançar as coisas desejadas e também para afastar o indesejado. Daí dizermos que quem canta seus males espanta.


Agora, uma musiquinha para embalar nossa sexta-feira. Curtam e jogue tudo de ruim para fora! Roberta Sá e Marcelo D2 "Samba do Balanço"



ılı.lıllılı.ıllı..ılı.lıllılı.ıllı 


Comentários