Realismo fantástico


O badalado designer holandês conta o que há por trás de suas criações, que desafiam a imaginação. As peças de Marcel Wanders, expert em combinar texturas e formas modernas, fez com que seu estúdio fosse considerado o país das maravilhas do design. Um dos exemplos mais fortes de sua criação onírica é a Knotted Chair (1996), uma cadeira de fibra de carbono que levou o nome de Wanders aos céus e está na exposição permanente de vários museus.

Hoje o designer faz sucesso em várias frentes: administra seu estúdio, é coproprietário da marca de objetos Moooi e assina o interior de hotéis luxuosos (o mais recente foi o Kameha Grand, na Alemanha). Além disso, cria edições especiais para marcas como Baccarat e MAC. A seguir, Wanders dá dicas afiadas para um décor chic e fala sobre seus projetos.

Qual é a parte da casa que deve receber mais atenção?
A sala de jantar! Ela é muito importante para definir o design de toda a casa. Outro lugar importante é o banheiro, por se tratar de um lugar tão particular.

E quais são os três objetos que você considera mais importantes?
O primeiro é a luminária sobre a mesa de jantar. As cadeiras também são relevantes, mas não se olha direto para elas. E a mesa costuma estar coberta por outras coisas. A luminária é o "teto". É sob ela que você se conecta com outras pessoas. Ela não dá só vida, cria o ambiente também. Outra peça que considero indispensável: a banheira, pois é como uma cama onde se fica acordado, um luxo! O terceiro objeto é o papel de parede - trata-se de um produto que se pode usar na casa toda e a deixa vestida, pondo em evidência a identidade do ambiente.

Que cores mais valorizam o décor?
Acho a combinaçao de tons o mais importante. Mas o vermelho é uma cor subestimada. Deveria ser mais usada.

Qual designer você mais admira?
Philippe Starck! Ele não só desenhou produtos e interiores incríveis como também foi capaz de udar o mundo do designer. e mais de uma vez.

Você tem algum interesse em trabalhar com moda no futuro?
Adoraria. Trabalho muito próximo à moda  e beleza, vide a linha de embalagens que fiz para a MAC. Além disso, também criei o projeto de uma loja de roupas em Bahrein (a Villa Moda, uma multimarca de luxo), no Golfo Pérsico. Então, sim, estou na moda!

No que está trabalhando agora?
Estou terminando um projeto para a Christofle. É uma linha de talheres com um décor meio fantástico, que vou chamar de O jardim do Éden. Será com ares bem florais.

♎  ♎  ♎

Comentários