IZ



Israel Kamakawiwo’ole, popularmente conhecido com IZ, foi sem dúvida o artista mais popular do Havaí… Sozinho com o tradicional violão havaiano, criou um estilo próprio e acabou gravando em 1993 o clássico Somewhere Over The Rainbow do filme O Mágico de OZ mesclando com outro clássico What a Wonderful World, o que lhe rendeu vários prêmios.


Após o lançamento do álbum Ka’ano’i, o que muita gente não sabe, ou não se fala muito é que IZ teve grande participação política através de sua música, principalmente com as canções ‘E AlaE e Starting All Over Again, que indiretamente falam sobre a independência da ilha.

Em 1997, Israel Kamakawiwo’ole foi honrado pela Hawaii Academy of Recording Arts e recebeu o título de melhor vocalista do ano e melhor álbum do ano… IZ assistiu às cerimônias já no quarto do Hospital. Nos últimos anos de sua vida, IZ chegou a uma obesidade extrema, a ponto de atingir 340 quilogramas. Resistiu a diversas hospitalizações, mas veio a falecer aos 38 anos em 26 de junho de 1997.

Por sua representatividade ao país, no dia em que suas cinzas seriam jogadas ao mar, uma bandeira permaneceu a meio mastro o dia inteiro com a abreviação IZ, o que rendeu a presença de mais de 10.000 pessoas na praia… Momento em que parou a ilha quase inteira… Anos após uma estátua foi construída em Honolulu, honra que somente o governador Jonh A. Burns e o senador americano Spark Matsunaga tiveram.

Após sua morte o Delicado Gigante, assim chamado por seus admiradores continuou com a imagem de positividade e paz e se tornou o símbolo maior da música havaiana. Israel Kamakawiwo’ole – Somewhere Over The Rainbow. Em 26 de junho de 1997 morreu Israel Kamakawiwo’ole.

A letra da música é linda, vejam a tradução aqui.

 ღ  ღ 

Comentários