Cozinha verde



Vamos começar esclarecendo: o título da matéria não se refere ao verde da lousa da cozinha e sim sustentabilidade. Mas o ponto é que quando o assunto sustentabilidade chega à cozinha, as respostas ainda não estão prontas.

O que gasta menos água, lavar a louça à máquina ou manualmente? E o óleo da fritura, o que fazemos com ele? Bom, essas duas respostas estão na ponta da líbgua de qualquer cozinheiro minimamente engajado. Mas, no momento, não vamos nos concentrar nas respostas. Na "cozinha verde", o que mais importa é fazer as perguntas certas.

Um litro de óleo usado para fritar batatas, se jogado no ralo, pode poluir a água de um riacho inteiro. Isso quase todo mundo sabe. Mas a humanidade está careca, ou melhor, obesa de saber que fritura não é dos métodos de cozimento mais saudáveis. A pergunta não deveria ser o que fazer com o óleo, mas por que continuamos fritando batatas em casa. [Talvez você nem coma mais batatas, mas pense nas bem-intencionadas avós tentando agradar aos netos].

O lixo orgânico produzido nas cozinhas domésticas representa cerca de 50% do total de detritos de uma casa. É coisa pra chuchu!!! Nesse ponto, as avós têm toda razão, temos mesmo é que raspar o prato. A sobra vira lixo. A etiqueta verde nos ensina, então, que, em vez de fazer um prato de peão, temos que servir apenas o que vamos comer. Quem quiser pode repetir. mas tem que deixar o prato limpo. Lembrem-se, estamos falando da "etiqueta verde".

Existe um blog chamado Cozinha Verde que tem como objetivo, junto com os leitores, pensar em maneiras de deixar a cozinha mais sustentável. Lá testa jeitos, produtos, hábitos e é claro, receitas [adoooooro!!!]. É clara a ligação entre o que faz bem para o planeta e para nossa saúde. E, em muitos casos, ao bolso também. Tudo está literalmente interligado.

Quanto menos embalagens de comidas compradas prontas e congeladas, melhor para o planeta. Quanto menos conservantes, estabilizantes, acidulantes e outros "antes", melhor para o nosso corpo. Cozinhar é uma atitude sustentável! Muitas perguntas ainda não têm resposta, mas quem sabe você também não se anima a deixar a cozinha mais verde? Fica a dica! ;)

.•*´¨`*•.¸  ¸.•*´¨`*•.¸  ¸.•*´¨`*•

Comentários