Coma Água


Bem viver = qualidade de vida + saúde + prazer. E tudo isso tem a ver com água! Célular hidradatas é significado de saúde e beleza.

Famoso nos Estados Unidos por ter em sua carteira de clientes celebridades como Uma Thurman e Brooke Shields, o dermatologista Howard Murad é conhecido também como um dos pioneiros a estudar e desenvolver os nutricosméticos (ou pílulas de beleza) e por defender a nutrição celular como a única solução para tratar (ou amenizar) a celulite em seu livro A solução para a celulite, publicado em 2006.

Agora, o professor da Universidade da Califórnia lançou seu livro The water secret (O segredo da água, chegou ao Brasil esse ano), no qual apresenta a versão completa de seus estudos sobre a hidratação das células e derruba mitos como o de que o exercício físico causa desidratação e que para manter a pele jovem e hidratada, além do corpo saudável, é preciso ingerir dois litros de água por dia. A seguir, darei as principais dicas do médico.



1 - Contra o desperdício ( e pernas inchadas)

Quando as células não estão completamente hidratadas elas se deterioram e não conseguem funcionar com capacidade máxima. Isso leva a danos no tecido que causam o envelhecimento precoce: é justamente a falta de hidratação celular que torna mais difícil para o organismo lutar contra os radicais livres, se defender de bactérias e manter os efeitos das variações hormonais sob controle. Mas aí é que está a questão: apenas beber água não manterá a reserva hídrica em ordem. O importante é fazer com que a água ingerida chegue realmente até as células para que elas funcionem bem. De que adianta beber oito copos por dia se todo esse líquido não for utilizado? É puro disperdício. A água não absorvida acabará eliminada (pela urina) ou retida em lugares indevidos, causando o desconfortável inchaço nas pernas e tornozelos e aquelas bolsas sob os olhos.


2 - A vantagem dos músculos sobre a gordura

Estudos comprovam que pessoas que fazem uma atividade física regular (mesmo de baixa intensidade, como a caminhada) têm maior capacidade de se manter hidratadas do que quem é sedentário. Músculos retêm mais água do que a gordura: enquanto o tecido gorduroso tem entre 10 e 20% de água, a massa magra (músculos + osso) contém de 70 a 75%. Por isso, quanto mais músculos, mais as células do corpo mantêm-se hidratadas e saudáveis.


3 - Alimentos compostos de água, muita água

A melhor forma de manter o organismo realmente hidratado é comer a água em vez de apenas bebê-la. Principalmente ingrediente em muitas frutas e verduras, a água ganha maior capacidade de ser absorvida pelas células quando vem dos alimentos. Isso porque ela é acompanhada de nutrientes cijas moléculas fazem com que a água penetre dentro das células com mais facilidade e mais rapidamente. O melão e o pepino, por exemplo, são compostos de 97% de água, tomate e abóbora têm 95%. Uma fatia de pão integral tem ⅓ de água e um peito de frango cozido tem 62%. Feijão, grãos em geral e massa agem como uma esponja quando cozidos e, por isso, podem chegar a ter 70% de água em sua composição (apesar de ainda ser mais proveitoso ingerir alimentos crus em que a água faz parte de sua composição original).


4 - Essencial para perder peso de forma saudável

A água é o melhor meio de transporte para a gordura, o que torna a hidratação do corpo essencial no processo de perda de peso. Se o nível de água no organismo estiver muito baixo, quando a pessoa reduzir a ingestão e aumentar o gasto calórico (dieta + exercícios), o corpo irá retirar a água dos músculos para transportar a gordura que está sendo eliminada. Isso causa a desidratação celular. É saudável perder no máximo três quilos por semana. Qualquer perda maior do que essa será, certamente, de líquido. Quem apela para uma dieta muito radical, portanto, força o corpo a entrar no "modo sobrevivência": economizar o máximo de gordura que ele consegue e retirar do tecido muscular a energia que precisa para se manter funcionando.

Então, prontos para "comer" muita água?!

ღ  ღ 

Comentários