Dicionário da Moda



Nos artigos de moda, principalmente especializadas, é comum o uso de termos técnicos e que muitas vezes nos deixam bem confusos. Para esclarecer algumas dessas palavras, a Revista Mulheres criou um pequeno dicionário da moda com os termos mais usados na temporada. Divirta-se!

Backstage - Do inglês, quer dizer bastidores. Usada para designar o espaço onde as modelos são preparadas para o desfile.

Delavê - Aspecto desbotado do tecido após lavagens especiais.

Higt Tech - Expressão que tem origem em high technology (alta tecnologia), para referir-se à moda em que as matérias-primas do meio industrial são utilizadas.

Hippie Chic - Estilo inspirado nos elementos da cultura Hippie dos anos 1960 e 1970. Motivos orientais, jeans com aspectos de usado, bocas de calça largas e enfeites de penas são alguns dos detalhes que entram nesse conceito.

Hi-lo - Expressão que quer dizer alto e baixo em inglês. Faz referência à combinação de peças de alto custo com peças de baixo custo.

Homewear - Novo conceito de roupas confortáveis e arrumadas para ficar em casa.

Indie - Atualmente o termo virou sinônimo de estilo alternativo e descompromissado em relação às tendências de moda.

Line-up - É  a programação de um evento ou a sequência dos desfiles de uma semana de moda.

Maison - De origem francesa, refere-se ao estabelecimento onde se produz alta-costura.

Outlet - Estilo americano de lojas criadas por grandes confecções para desovar peças de coleções antigas ou com pequenos defeitos.

Off-white - Branco "sujo".

Patchwork - Baseia-se na aplicação de vários tecisos sobre uma base. Costura-se esses pedaços de tecidos em um trabalho bastante artesanal, semelhante à "colcha de retalhos".

Tie-dye - Processo de estamparia feito através de amarrações nas peças prontas ou no tecido, que são mergulhados em banho de corantes.

Underwear - Em inglês, significa roupa de baixo, tanto masculina como feminina.

✁  ✁ 

Comentários