Cafeína X Atividade Física


Um estudo divulgado pela 'Revista Brasileira de Medicina do Esporte' denominado 'Influência da cafeína na resposta pressórica ao exercício aeróbio em sujeitos hipertensos”, aponta que a ingestão de alimentos pode inibir a ação de alguns mecanismos vasodilatadores induzidos pelo exercício.
No estudo, o objeto de análise foi a cafeína, que é encontrada no café, refrigerante de cola, chás e chocolates. Segundo os pesquisadores “isto implica dizer que sujeitos que realizam exercícios físicos com o objetivo de reduzir a pressão arterial, mas que ingerem produtos à base de cafeína, geram uma atividade concorrente entre a vasodilatação, induzida pelo exercício, e a vasoconstrição (o que resulta no aumento da pressão arterial), em resposta a ingestão destes tipos de alimentos”.

Deste modo, foi analisada a influência da cafeína na resposta hipotensora promovida por uma sessão de exercício aeróbio em sete pessoas hipertensas. Todos ingeriram 4mg/kg de cafeína, aproximadamente três xícaras e meia de café, antes do exercício.

Os resultados mostram, segundo o grupo, que a administração de cafeína não somente aboliu o efeito hipotensor, como reverteu a atividade hemodinâmica para uma hipertensão pós-exercício em relação ao estado de repouso.
“Este é um dado que deve ser encarado como muito importante, uma vez que o aumento desta natureza, tanto para Pressão Arterial Sistólica (PAS) quanto para Pressão Arterial Diastólica (PAD) é de grande relevância clínica para hipertensos que praticam exercício físico como medida terapêutica”, concluem.

A redução da pressão arterial promovida pelo exercício físico é comprovada por vários estudos. Segundo Alexandre Sérgio Silva (CREF 000926-G/PB) e colegas da Universidade Federal da Paraíba, alguns mecanismos neuro-humorais explicam essa resposta hipotensora. Estes mecanismos são responsáveis, por exemplo, pelo aumento de fatores de relaxamento, impactando a atividade simpática (ligada ao controle da pressão arterial) e promovendo a vasodilatação (o que diminui a pressão arterial).


๏̯͡๏ -- ๏̯͡๏ -- ๏̯͡๏

Comentários