De dentro para fora



Mesmo com a alimentação balanceada, exercícios físicos e centenas de cremes, você ainda não está satisfeita com sua rotina de beleza? Então, pode acrescentar mais um item à lista: os nutricosméticos, a nova geração dos tratamentos estéticos. Encontrados na forma de cápsulas, líquidos, sprays e balas, são indicados para complementar os cuidados antiidade, suprir as necessidades diárias de vitaminas e manter a hidratação da pele nos níveis adequados.

"Os aliméticos, como chamamos esses produtos, são ideais para reforçar a dose de nutrientes de que o corpo precisa e não é obtida só pela alimentação", explica a engenheira química Inês Bloise, responsável pelo desenvolvimento de uma linha Beauty In - uma nova marca de bebidas e balas enriquecidas com colágeno e vitaminas. "Depois de ingeridos, são distribuídos pela corrente sanquínea e dão um à pele, melhorando a firmeza e o viço. No caso das balas, também aumentam a sensação de saciedade graças ao movimento da mastigação", diz Inês. Um alerta: eles não substituem o creme e a refeição! Eles atuam de forma conjunta com cosméticos, dieta e atividades físicas.
É difícil medir o resultado do consumo desses complementos, já que o uso se associa a outros tratamentos. No caso de flacidez, o creme pode ser até mais eficaz, pois vai direto ao ponto. O nutricosmético, apesar da concentração maior de ativos, terá só uma parte de seus elementos direcionada a esse problema. 

Há perigo em consumir esses produtos orais?
"De modo geral, eles não oferecem riscos ou efeitos colaterias. Os problemas surgem se a pessoa já toma algm medicamento rico em ingredientes que também estejam na composição do nutricosmético. A overdose de nutrientes pode desencadear uma alteração na pressão arterial, danos gastrointestinais e até o aparecimento de cálculo renal", alerta Ruth Claupach, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 

No caso das balasda Beauty In, o ideal é consumir até dez por dia. Acima dessa quantidade, existem chances de provocar um efeito laxativo.


❀❀❀

Comentários