Controle a ansiedade antes do casamento



Para a mulher que vai casar e quer entrar no vestido em boa forma, é necessário seguir uma dieta balanceada que a ajude a controlar a ansiedade e evite o ganho de alguns quilinhos.

É essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade e evitar beliscar em horários inadequados. Intervalos prolongados – maiores que quatro horas –, além de causarem fome, levam ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica. Já intervalos muito curtos, menores que três horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas.

Principalmente perto da data, a noiva deve consumir alimentos de fácil digestão como saladas e carne magra. Assim, se sente mais leve e com mais disposição, fundamental neste período tão atarefado. Para controlar o estresse, aposte em suco de uva integral, frutas vermelhas (as chamadas berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja (e seus derivados). Sopas também são uma boa pedida, principalmente aquelas feitas com legumes e verduras. Comer um pãozinho para acompanhar é liberado, mas nada de exageros.

No combate à ansiedade, a noiva pode contar com alimentos de baixas calorias e que diminuam a aflição, como salmão e sardinha. Quatro sardinhas em conserva, ou 100 g, tem 158 kcal. Maçã, laranja, maracujá e banana também são frutas ideais para os preparativos do casamento. Chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce ajudam a acalmar. Alimentos ricos em triptofano ajudam a liberar serotonina e diminuir a ansiedade. São carnes magras, leite, queijo, iogurte. O leite ainda ajuda a perder peso. Um pouco de carboidrato também não pode faltar na dieta, para dar energia e combater a ansiedade. Aposte nos integrais e nas frutas. Alimentos com ácido fólico também combatem a ansiedade, como espinafre, couve, brócolis.

Nem pense em se exceder no cafezinho, no mate, no chá preto, no guaraná antes do casamento. Estes alimentos devem ser evitados por possuírem substâncias excitantes.

✗✘ 

Comentários