Orgânico e Pioneiro


Fala-se de Arquitetura!!!   

Frank Lloyd Wright foi um arquiteto, escritor, educador e estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas idéias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Foi a figura chave da ARQUITETURA ORGÂNICA, exemplificada pela Casa da cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o lider da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito deUsonian home do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hoteis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.


Casa da cascata

 Milhares de pessoas passam pelo Guggenheim de Nova York todos os dias, sem talvez dar a importância certa ao prédio-sede do museu. Não só por ser um marco da arquitetura moderna - e da paisagem urbana de Manhattan -, mas sobretudo porque se trata de um dos poucos projetos de Frank Lloyd Wright que ainda resistem. Dos mais dos 400 executados em seus 70 anos de carreira, menos de 300 estão de pé.
Ele defendia que suas construções deveriam "pertencer" aos locais onde são edificadas, dando "graça à paisagem que ocupam, e não sendo uma desgraça". Essa "cruzada pela organicidade" se traduz numa profusão de círculos e linhas horizontais. A assinatura de Wright também aparece na ausência de sótãos e porões e nos tetos rebaixados - influência direta da horizontalidade das pradarias de Wisconsin, onde nasce em 1867.


Museu Guggenheim - Frank Lloyd Wright não chegou a ver o seu museu (e grande obra) aberto.


Interior do Guggenheim em Nova York.

❖  ❖ 

Comentários