Janaína Tschäpe

Da série Melantropics

    A artista alemã Janaína Tschäpe transporta o seu imaginário para as cenas que fotografa, instaurando um universo fictício, que remete ao mundo dos sonhos. Um universo fluido, composto por personagens metamorfoseados em seres coloridos e com extensões corporais, produzidas com balões ou preservativos inflados. O ar, a terra e a água se mesclam e se mostram representados nas fusões entre corpos, objetos e ambientes.




Da série Melantropics

    O discurso trabalhado pela artista em suas imagens é uma narrativa aberta, que possibilita ao observador uma livre associação de ideias. Artistas surrealistas, como o cineasta Luis Buñuel, exerceram forte influência sobre o início da produção artística de Janaína, que trabalhava com massa de modelagem, questionando a realidade e as formas naturais. Como na série Melantropics, onde a flora representada é como uma alucinação fotografada.



Da série 100 Little Deaths

    Em sua primeira série fotográfica, intitulada 100 Little Deaths, é a própria fotógrafa quem se coloca como personagem, disparando o botão da câmera 35mm automática enquanto estende seu corpo ao chão, na busca de uma fusão, um prolongamento do corpo com o solo.

 Da série The Moat and the Moon

    Nas séries After the Rain, The Moat and the Moon e Água Viva, os mundos aquático e terrestre se fundem, gerando seres com corpos prolongados, formas embrionárias, corpos-esculturas, seres híbridos que se integram com naturalidade ao ambiente, alterando as percepções naturais de realidade e identidade. Em um universo exótico por excelência, o corpo, com suas extensões biológicas, é o centro produtor de sentidos, é o lugar de inflexão da realidade.


    Nascida em Munique, em 1973, Janaína Tschäpe cresceu no Brasil e graduou-se na Alemanha, com discípulos do grupo Fluxus e de Joseph Beuys. Atualmente, vive e trabalha em Nova York com o marido, o artista brasileiro Vik Muniz. À sua obra fotográfica, somam-se trabalhos de vídeo, pintura e desenho, que têm sido expostos na Ásia, Europa, Estados Unidos e Brasil.

Conheça mais sobre o trabalho de Janaína Tschäpe.
[Espero que tenham gostado!] =**


☠  ☠ 

Comentários