Dia do Nutricionista



   

Gentee, hoje é o Dia do Nutricionista!! O MEU dia!!! Vou explanar acerca dessa linda e maravilhosa profissão, para que vocês entendam melhor a atuação do profissional nessa área.


O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.
No Brasil, Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação; deve, ainda estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.
 

Histórico da profissão

  • 1939 - Criação do primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo.
  • 1949 - Criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). Esta entidade deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN).
  • 1950/1975 - Ampliação do número de cursos, de nutricionistas e de áreas de atuação; regulamentação da profissão.
  • 1980 - Criação do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e dos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN).
  • 1985/2000 - Intensificação da mobilização e politização da categoria. Substituição da Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN) por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
  • 1991 - Estabelecidas as áreas de atuação do nutricionista, pela Lei nº 8.234.
  • 2005 - Resolução CFN nº 380, estabelece as áreas de atuação do nutricionista.
Áreas de atuação:
  • Alimentação Coletiva - Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.
  • Nutrição Clínica - Hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.
  • Saúde Coletiva - Políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.
  • Docência - Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.
     O profissional Nutricionista também não deve ser confundido com o Nutrólogo (médico especialista em Nutrologia). A Nutrologia é uma das Especialidades reconhecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC (Resolução CNRM Nº 02/06). A Residência Médica em Nutrologia exige, como Pré-Requisito, que o candidato seja médico e tenha dois anos de residência médica reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica - MEC em clínica médica ou cirurgia geral. A Residência em Nutrologia não habilita o médico para exercer nenhuma das atividades privativas do Nutricionista.



O juramento da profissão representa o compromisso ético e moral do profissional ao assumir o início de sua atuação.


"Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona."

(Juramento Oficial do Nutricionista - Resolução CFN nº 382/2006)

✦✧  ✦✧  ✦✧

Comentários