Como lavar Frutas e Verduras




Olá genteeeem! Como destaquei na matéria anterior, irei passar pra vocês o modo correto de higienizar frutas e verduras.


1. O primeiro procedimento a ser feito é lavar em água corrente para que as sujeiras aparentes sejam retiradas do alimento. No caso de folhas, essas devem ser lavadas uma a uma.

2. O segundo passo, no caso de frutas, raízes e tubérculos é utilizar uma escovinha (compre uma escovinha nova e a use somente para este procedimento) para limpar as regiões próximas aos talos, onde a sujeira se acumula com mais facilidade.

No caso da couve manteiga em especial, utiliza-se a escovinha, já que normalmente suas folhas vêm extremamente sujas perto dos talos e só com a lavagem em água corrente não irá retirar todos os microrganismos. Para higienizar hortaliças, ou seja, livrá-la de parte dos microrganismos nelas presente é necessária a utilização de cloro. Mas ATENÇÃO: só utilize o cloro depois lavar as hortaliças em água corrente!!! Esse procedimento garante que o cloro irá agir diretamente nos microrganismos e não nas sujeiras aparentes que você deixou de retirar. Certinho?

3. Algumas marcas de água-sanitária têm em seu rótulo a indicação para uso culinário. Siga as instruções da marca para o procedimento adequado. Caso não encontre as instruções no rótulo, não utilize o produto.

4. Após a higienização com cloro utilizado, deve lavar o alimento novamente em água corrente para retirar o cloro completamente. Eu recomendo a utilização de água filtrada, mas se não for possível use a da torneira mesmo. Outros alimentos requerem um cuidado maior na hora de higienizar.

5. Após a higienização com cloro utilizado, deve lavar o alimento novamente em água corrente para retirar o cloro completamente. Eu recomendo a utilização de água filtrada, mas se não for possível use a da torneira mesmo. Outros alimentos requerem um cuidado maior na hora de higienizar.

6. Outro procedimento onde você pode utilizar o cloro é na higienização de utensílios como facas, talheres, tábuas de corte (plástico) e pilão. Deixe os utensílios de molho em uma solução de 1 litro de água para uma colher (chá) de cloro. Deixe agir durante 30 min. Não esqueça que os utensílios devem ser bem lavados antes de colocados de molho.

 

Comentários